Volta a Portugal do Futuro

Setembro 24, 2012

Boas Pessoal

Depois de muito tempo sem dar noticias no meu blog, volto a escrever para vos por a par da minha vida.

Desde o último post que as competições deixaram quase de existir e entrei então na fase principal da época, preparando a Volta a Portugal do Futuro. Foi cerca de 1 mês e meio a trabalhar sempre com o mesmo objetivo, conseguir chegar à Volta na máxima força e dar o meu melhor, nesta que é a corrida principal do escalão de sub23.

A preparação correu conforme planeado com o meu treinador Tiago Aragão. Assim, depois de uma época bastante desgastante, com todo controlo e empenho, consegui chegar ao dia da volta cheio de boas sensações e com bastante força.

A minha Volta a Portugal do Futuro ficou marcada pelos vários dias de competição, ou seja, não foram apenas os 5dias corrida como para quase todos os outros atletas, mas sim 7 dias, visto que na véspera da volta ao futuro realizaram-se duas corridas (circuitos) onde a minha equipa marcou presença. Contudo, foram feitos todos os possíveis para não acumular muito cansaço, mas correr com os profissionais nunca é fácil!

A Volta do Futuro começou da melhor forma para mim, conseguindo logo na 1ªetapa entrar na fuga certa onde se encontravam alguns dos favoritos, o que fez com que o pelotão não tivesse interesse em anular a fuga. Nesta, tive a companhia de um colega de equipa que me ajudou a imprimir um ritmo forte logo na primeira contagem de montanha, onde acabamos por fazer 1 e 2 lugar! Ao longo de toda a corrida existiu sempre um bom entendimento entre os meus companheiros de fuga, o que fez com que esta chegasse ao final. Já mesmo quase na chegada existia uma pequena subida antes da linha de meta, onde eu tentei a minha sorte e ataquei, conseguindo ganhar e conquistar assim a camisola Amarela e a dos pontos. Foi um dia que vai ficar marcado para sempre na minha carreira, uma experiencia única que espero um dia repetir.

A 2etapa era o dia de defender a camisola Amarela com unhas e dentes! Tinha a minha equipa desposta a ajudar-me nesta difícil luta, uma vez que o segundo classificado da geral tinha grandes qualidades como sprinter e era muito difícil manter a camisola devido as bonificações e ao facto de eu não ser um sprinter. Toda a etapa correu com planeado, graças a um grande esforço por parte dos meus colegas de equipa. Contudo, na parte final devido às bonificações não consegui manter a camisola.

A 3ªetapa constituiu o dia de montanha, marcado por uma forte Liberty que controlou a corrida toda e não deu hipótese à concorrência. A etapa estava a correr bem, até que devido à falta de experiencia, fui surpreendido por um ataque feito na última descida antes da última montanha. Tudo isto, teve como resultado mais de 500 metros de atraso logo no início da subida para o grupo dos favoritos. Acabei assim a etapa em busca de recuperação, acabando contudo por perder cerca de 45segundos para o vencedor.

A 4ª etapa era a mais longa da Volta com uma única subida logo nos primeiros quilómetros, sendo depois o resto da etapa quase sempre a descer. Acabei por tentar causar o menor desgaste e recuperar força para o ultimo dia.

Na 5ª e ultima etapa o dia era de decisões, onde se jogava tudo ou se perdia tudo também. Neste dia eu e a minha equipa apostamos tudo para tentar recuperar a camisola. A estratégia da equipa foi bem conseguida ate a parte final, onde as minhas pernas não responderam da melhor forma e não consegui aguentar o ritmo dos meus adversários. Foi um dia complicado para mim ao ver que a minha capacidade física tinha ficado aquém das espectativas de toda a minha equipa que confiou sempre em mim e que acabou por não ter resultado em nada.

Apesar de não ter estado nos meus melhores dias na última etapa, penso que toda a minha prestação durante a volta foi boa, tendo em conta todos os fatores externos que acabaram por condicionar os resultados.

A todos vocês que me apoiaram e que acompanham a minha carreira, um muito Obrigado! 🙂

Deixe uma Resposta

